Compliance e Riscos


Garantir o cumprimento de todas as normas regulatórias e da legislação em vigor.

Assegurar a total clareza e integridade no relacionamento com clientes e com o mercado.


Quando falamos em compliance nos referimos ao conjunto de conformidades criadas para assegurar o atendimento das leis, regulamentos e normas que orientam as atividades ou processos de uma empresa.

Com base nos princípios éticos e prezando pela melhor gestão de riscos, aqui na Uniletra a área de compliance tem dois objetivos principais:

  1. Garantir o cumprimento de todas as normas regulatórias e da legislação em vigor;
  2. Assegurar a total clareza e integridade no relacionamento com clientes e com o mercado.

Para avançar com segurança e continuar inovando, utilizamos mecanismos que propagam a transparência e diminuem as incertezas. É assim que colocamos a boa governança em prática todos os dias.



Regras internas


Através da elaboração de políticas internas, a Uniletra visa defender a transparência e a ética perante seus clientes. Além da imposição de condutas, essas normas têm o objetivo de preservar os princípios da Uniletra e garantir segurança, eficácia e agilidade nos seus procedimentos.


Regras e Parâmetros de Atuação


Política de Conduta Ética


Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (PLDFT)


Contrato de Intermediação e Custódia


Manual do Agente Autônomo


Demonstrativo das Informações Financeiras


Política de Responsabilidade Socioambiental


Política de Gerenciamento de Risco de Mercado


Política de Ouvidoria


Política de Investimentos para Pessoas Vinculadas


Indicação de Negócios de Pessoas Vinculadas


Política de Anticorrupção e Suborno


Política de Suitability


Execução de Ordens


Conforme nossas Regras e Parâmetros de Atuação, a Uniletra executará as ordens de seus Clientes, individualmente, podendo agrupá-las por tipo de mercado e título ou características específicas do contrato.

Caso ocorra interrupção do sistema de negociação da Uniletra ou das Bolsas, por motivo operacional ou de força maior, as operações serão executadas, se possível, por intermédio de outro sistema de negociação disponibilizado pelas Bolsas.

A ordem transmitida pelo cliente poderá, a exclusivo critério da Uniletra, ser executada por outra instituição.

As entidades auto reguladoras também têm poderes para cancelar negócios previamente realizados, no caso de serem constatadas infrações a dispositivos legais e regulamentares. A Uniletra buscará confirmar com o Cliente, verbalmente ou por outro meio pelo qual seja possível comprovar a emissão e o recebimento de mensagem, a execução das ordens de operações e as condições em que foram executadas.

A indicação de execução de determinada ordem não representa negócio irretratável, na medida em que a B3 e a CVM têm poderes para cancelar os negócios realizados caso constatem, na operação, infração às normas do mercado de valores mobiliários.

Adicionalmente alertamos que a venda de um ativo, cuja operação de compra anterior ainda não tenha sido liquidada é um risco, pois esta compra poderá não ser liquidada devido à operação ter sido cancelada pela Bovespa ou ter caído em recompra.


Distribuição de Ordens


A distribuição é o ato pelo qual a Uniletra atribuirá a seus clientes, no todo ou em parte, as operações por ela realizadas, nos diversos mercados.

A Uniletra orientará a distribuição dos negócios realizados nas Bolsas por tipo de mercado, valor mobiliário e por lote padrão/fracionário.

Na distribuição dos negócios realizados, para o atendimento das ordens recebidas serão obedecidos os seguintes critérios:

  1. Somente as ordens que sejam passíveis de execução no momento da efetivação de um negócio concorrerão em sua distribuição;
  2. As ordens de pessoas não vinculadas à Corretora terão prioridade em relação às ordens de pessoas a ela vinculadas;
  3. As ordens administradas, de financiamento, monitoradas e casadas não concorrem entre si nem com as demais, pois os negócios foram realizados exclusivamente para atendê-las; e
  4. Observados os critérios mencionados nos itens anteriores, a numeração cronológica de recebimento da ordem determinará a prioridade para o atendimento de ordem emitida por conta de Cliente da mesma categoria, exceto a ordem monitorada, na qual o Cliente determina em tempo real a sua execução.

Legislações


Estrutura de Gerenciamento do Risco


Instruções CVM – Comissão de Valores Mobiliários


ANBIMA


B3 – BMF&BOVESPA


BACEN- BANCO CENTRAL


LEIS


ANCORD – Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias